BebĂȘ roncando
- dr. rodolfo bissoli
- 6 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Ă normal o bebĂȘ roncar? Ă normal a criança roncar?
Reposta: o ronco não é normal em nenhuma idade. Seja criança ou adulto.

Nas crianças existe o ronco transitório: geralmente causado após quadros gripais, acessos de rinite e até simples resfriados. Esse tipo não causa muita preocupação, pois melhora com o tratamento.
âŁ
Mas se bebĂȘ ronca durante meses, se estĂĄ associado a algum sintoma como sufocação noturna, se o bebĂȘ respira pela boca, se a criança baba muito enquanto dorme, tem sono agitado e acorda frequentemente, provavelmente Ă© um quadro de apneia do sono na criança.
âŁ

O bebĂȘ ronca quando hĂĄ uma obstrução parcial ou total das via aĂ©reas.⣠Isso precisa ser investigado, pois algumas causas sĂŁo resolvidas com tratamento clĂnico, mas outras sĂł se resolvem cirurgicamente.
âŁ
As principais causas de ronco na criança são:
-aumento de amĂgdalas e adenoides (hipertrofia de adenoides e amĂgdalas),
-rinite alérgica,
-desvio do septo nasal (mais comum em aldultos),
-âŁdoenças neurolĂłgicas,
-âŁobesidade infantil,
-doenças endócrinas (doenças hormonais)

obs.: a popularmente chamada de "carne esponjosa no nariz", as adenoides sĂŁo possĂveis causadoras de ronco na criança.
O tratamento da criança que ronca estĂĄ diretamente ligado Ă causa. Portanto, uma consulta com especialista Ă© necessĂĄria. O otorrinolaringologista Ă© um dos principais profissionais indicados para essa avaliação. Inclusive, se a causa for endocrinolĂłgica ou neurolĂłgica (mais raras no pĂșblico infantil) hĂĄ necessidade de um trabalho de equipe multidisciplinar.
O tratamento Ă© cirĂșrgico Ă© indicado nos casos de alteração da anatomia do nariz ( normalmente Ă© feta a retirada de amĂgdalas e adenoides grandes que obstruem a passagem de ar, sem melhora com o tratamento clĂnico otimizado ). Obstrução da passagem de ar pelas narinas tambĂ©m pode ser causada por cornetos nasais grandes ou desvio de septo. O tratamento cirĂșrgico, quando bem indicado Ă© extremamente eficiente, com melhora completa dos sintomas obstrutivos.

âŁ
O principais sintomas associados à criança que ronca são:
dor de cabeça, agitação noturna (a criança nĂŁo para quieta na cama), nasalidade da voz ("voz fanhosa"), hiperatividade, dĂ©ficit de atenção, dificuldade escolar, irritabilidade, sonolĂȘncia diurna, faz xixi na cama (enurese), entre outros.